quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Hoje, amanhã e depois

Passei a tarde de hoje ouvindo depoimentos de ex-perseguidos políticos da ditadura brasileira, na 50ª Caravana da Anistia que está acontecendo em Porto Alegre hoje e amanhã no salão nobre da Faculdade de Direito da UFRGS. Amanhã haverá sessão especial de julgamento de processos de anistia a ex-perseguidos políticos gaúchos, aberto ao público.

Fica em mim uma necessidade visceral de dizer (...) Por onde se começa?

A Lei da Anistia (6.683 de 28 de agosto de 1978) foi uma conquista, e depois dela 4.000 foram anistiados. A Lei da Anistia NUNCA anistiou os torturadores. Mas um acordo nunca discutido com a sociedade brasileira o fez.

A luta atual pela anistia é a mesma desde antes de ter sido criada (1974)quando os familiares dos desaparecidos começam a tentar encontrá-los, nos conta Suzana Lisboa que os representou durante 10 anos:

"ONDE ESTÃO NOSSOS FAMILIARES?

COMO MORRERAM?

QUEM OS MATOU?

ONDE ESTÃO ENTERRADOS?"

Ao todo, são 144 desaparecidos. O número aumenta para 160 contando os que não deram queixa. As respostas dadas pelos militares eram: suicídio, acidente de carro. Até agora, apenas 4 corpos localizados numa vala comum do cemitério de Pirus em SP.

A luta pela Anistia também quer a Comissão da Verdade:

QUEM SÃO OS TORTURADORES? QUEM SÃO OS TORTURADORES?

Os presos ficam sob tutela do Estado. Não é permitido ao Estado matar, torturar e desaparecer com eles. O ESTADO DEVE PEDIR PERDÃO às suas vítimas. Os torturadores tem que ser anunciados e punidos.

Em reportagem do jornal zero hora de 3 anos atrás, um dado assustador:
82% dos jovens acima de 16 anos nunca tinham ouvido falar do AI5.

Uma nação que não conhece a sua história pode tê-la repetida, a nossa constituição de 1988 prevê nela o Estado de Exceção.

OS ARQUIVOS MILITARES AINDA NÃO FORAM ABERTOS. Porque os militares insistem que estes relatórios não existem?

ENQUANTO O ESTADO NÃO PUNIR OS TORTURADOS E NÃO PEDIR PERDÃO A TODAS AS SUAS VÍTIMAS, PERPETUAREMOS UMA HISTÓRIA DE IMPUNIDADE, UMA NAÇÃO SEM MEMÓRIA, SEM FUTURO DIGNO.

O que não mudou no governo brasileiro?

O espírito militar ainda não mudou;
Porque se tortura ainda no Brasil?
Porque ainda hoje existem desaparecidos nas delegacias?
Porque o militar que participou do Atentado do Riocentro (30 de abril de 1981) está dando aula numa instituição de ensino? Como o Médici foi homenageado por uma turma de formandos da Academia Militar de Agulhas Negras em 2010? Médici que mandou cortar cabeças no Araguaia? Que tipo de transmissão está a serviço da história do presente no Brasil?

O ESTADO BRASILEIRO AINDA ESTÁ EM DÍVIDA COM A MEMÓRIA E O PRESENTE.

A Dilma foi a primeira presidente a impedir os militares de comemorar o dia 31 de março, data que em 1964 o golpe militar foi posto em prática.

Alguns recortes da tarde de hoje, e um convite a todos a participarem dos julgamentos amanhã, a partir das 10h, no prédio da Faculdade de Direito da UFRGS.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário