domingo, 9 de janeiro de 2011

Exposição no Gasômetro Coletiva - abertura 13 janeiro

Galeria dos Arcos inicia 2011 com Mostra Panoramica
A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre inaugura em 13 de janeiro a exposição fotográfica II Panorâmica, na Galeria dos Arcos, localizada no andar térreo da Usina do Gasômetro. A exposição apresenta uma seleção de trabalhos em fotografia realizados por alunos do Instituto de Artes/UFRGS, Famecos-PUCRS e Unisinos.

No ano de 2009, a Galeria dos Arcos sediou uma primeira Panorâmica, com trabalhos de alunos da ESPM, Feevale e Fabico/UFRGS, buscando trazer a público a produção que estava sendo desenvolvida dentro das escolas de fotografia locais. A mostra ultrapassou expectativas, confirmando a diversidade e qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelas três instituições.

Nesta segunda Panorâmica, novamente a diversidade está presente, no uso de múltiplas linguagens, desde o fotojornalismo e fotos voltadas à publicidade, até as pesquisas mais conceituais desenvolvidas no campo das artes.

O Instituto de Artes da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) apresenta trabalhos de 25 alunos, desenvolvidos sob orientação dos professores Luiz Eduardo Achutti e Eduardo Vieira da Cunha e mostra um recorte da produção em fotografia da instituição. O objetivo não é o de apresentar uma pesquisa confluente, ou formalmente harmônica. Ao contrário. Através das imagens selecionadas em uma curadoria realizada em conjunto com os autores, procurou-se apresentar um mosaico da pluralidade de projetos que envolvem a fotografia: o corpo (com todas as suas significações), a paisagem, o tempo, o retrato, o fluxo.


A Faculdade de Meios de Comunicação, Famecos-PUCRS, apresenta trabalhos desenvolvidos em dois territórios bastante distintos, o jornalismo e a publicidade. O jornalista e professor Elson Sempé Pedroso é responsável pela curadoria dos trabalhos de 10 alunos e três ex-alunos do curso de jornalismo (estes já no mercado de trabalho, atuando na imprensa local).

Os trabalhos apresentados pelo Curso de Publicidade e Propaganda têm curadoria dos professores André Giongo e Cristina Lima e nos levam ao universo das criações coletivas típicas da publicidade. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos com os alunos ao longo do semestre, e visam demonstrar a dinâmica de trabalho de um estúdio de fotografia publicitária, onde normalmente se recebe um layout que servirá de base para a produção de uma imagem final. Para tanto, os alunos recebem layouts e briefings de imagens que deverão ser produzidas, tal e qual acontece no mercado. Nesta exposição, são apresentados três trabalhos específicos onde os 84 alunos envolvidos puderam desenvolver e experimentar diferentes tipos de condutas de produção.

Já a Unisinos apresenta trabalhos produzidos a partir de atividades propostas em sala de aula, nas diferentes disciplinas de fotografia dos cursos de Comunicação da Unisinos e a exposição conta com organização e curadoria de Flávio Dutra e Tiago Coelho. Os participantes da mostra são alunos (e um recém formado) dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Realização Audiovisual, orientados pelos(as) professores(as) Beatriz Sallet, Bruno Barreto, Flavio Dutra, Marcia Molina e Tiago Coelho.

http://galeriadosarcos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário